Técnicos da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto) finalizaram um sistema com base nas novas exigências do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que entram em vigor a partir de janeiro do próximo ano. Para tanto participaram de reunião junto ao TCE, oportunidade em foram esclarecidas algumas questões a respeito das novas normas técnicas contábeis. “A partir de janeiro as informações enviadas ao Tribunal de Contas devem obrigatoriamente seguir o modelo exigido, de todos os entes públicos fiscalizados pelo Tribunal. Cerca de 50 entidades enviaram as informações referentes ao primeiro trimestre atendendo o novo modelo e a Prefeitura de Ribeirão Preto foi uma delas”, esclareceu Davi Mansur Cury, superintendente da Coderp.
O sistema desenvolvido pela Coderp atende as novas normas que incluem a necessidade de contabilização de depreciação, exaustão e amortização dos ativos, contabilização dos bens de estrutura de ruas e galerias pluviais, a contabilização das previsões da folha de pagamento e a adoção do regime de competência para a receita.
A população também será beneficiada com esta nova ferramenta, pois facilitará o acesso a informação com a correta contabilização de forma patrimonial.
De acordo com Cury, a meta destas mudanças é a uniformização da contabilidade pública. “Se pensarmos em amplitude federal, este novo modelo possibilitará o alcance preciso de indicadores financeiros e econômicos do país”, informou. |