bloguei
  Eu blogo, tu blogas, ele bloga, nós blogamos e todos dão opinião.
bloguei Ribeirão Preto Dicas, Notícias e Muito mais...
 
 Aeroporto de Ribeirão Preto é alvo de segundo furto em menos de uma semana
Aparelho de R$ 1 milhão foi levado no sábado (12); PF investigará o caso.
Piloto e moradores denunciam facilidade para invadir o Leite Lopes.

O Aeroporto Estadual Leite Lopes, em Ribeirão Preto (SP), foi alvo de um furto pela segunda vez em menos de uma semana.
Dias depois de levarem cabos de radiofrequência e energia, no último sábado (12) ladrões saíram do local com um aparelho de ar condicionado e um equipamento utilizado para orientação de rota avaliado em R$ 1 milhão.
A perícia esteve no aeroporto na tarde desta segunda-feira (14). Nenhum suspeito foi preso. Como o aeroporto é um espaço de responsabilidade da União, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal, apurou a EPTV.

Um piloto que prefere não ser identificado e uma associação de moradores da zona norte denunciam a vulnerabilidade do aeroporto.
No início deste mês, um adolescente invadiu a pista do aeroporto e impediu a decolagem de um voo porque pretendia tirar fotos de aviões.
O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) informou que a área do furto é de responsabilidade da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Em nota, esta não falou sobre a segurança do aeroporto, mas comunicou que a operação de voos no Leite Lopes não será prejudicada.

Vulnerável a invasões
A vulnerabilidade do aeroporto é denunciada por um piloto que prefere não ser identificado. Segundo ele, os arredores deveriam ser mais bem monitorados.
"Para mim a segurança do aeroporto é uma coisa absurda das portas para dentro. Mas o entorno é completamente abandonado. Você não vê uma vigilância, isso aí já tem precedente. Se tem precedente tinha que ter um sistema de alarme, tinha que ter alguma coisa de aproximação que tocasse em algum lugar lá dentro do aeroporto", reclama.
Segundo ele, o equipamento levado no sábado - um VOR, usado na navegação aérea - já está obsoleto e inoperante, além de sua falta não atrapalhar as atividades do aeroporto. No entanto, somente poderia ser levado por alguém que sabe como desmontá-lo e conhece seu valor de mercado.
"Acho que isso é uma negligência dos administradores do aeroporto. É uma coisa que teria que ser mais cuidada. Se o aparelho lá vale milhões, o que ia custar um aparelho detector de presença ali para avisar, uma sirene?", questiona.

A fragilidade da segurança do Leite Lopes também é denunciada por Marcos Valério Sérgio, secretário da Associação de Moradores do Jardim Aeroporto e morador do bairro há 20 anos.
As telas que fecham o entorno do aeroporto são facilmente danificadas, principalmente por adolescentes que invadem a pista a qualquer hora do dia.
"Cai uma pipa lá dentro a molecada vai lá buscar. O guarda chama a atenção, mas nem toda ocorrência fica oficial por causa do marketing do aeroporto internacional. Eles fazem um remendo, uma gambiarra aqui, passa um tempo, a cerca é novamente danificada. Qualquer um com alicate chega, corta e entra. Aqui é totalmente vulnerável", diz.
A facilidade de invasão também propicia a ação de criminosos, segundo Sérgio, que sugere a construção de um muro no local.
"Do lado da cerca à noite não se enxerga nada. É cheio de mato, cheio de árvore, essa cerca nesse estado esconde o marginal. O marginal pula e está dentro do aeroporto e rouba equipamento."
Daesp e Infraero
O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, responsável pelo aeroporto, informou que a competência da área do furto é exclusiva da Infraero, mas confirmou que possui sistema de segurança e equipe reforçada no local.
"Apesar de a área estar localizada no Aeroporto Leite Lopes, a vigilância, as medidas e o sistema de segurança dos equipamentos e de suas dependências destinadas à navegação aérea do aeródromo cabem única e exclusivamente à Infraero", comunicou, em nota.
Por outro lado, a Infraero informou que a falta do VOR não interfere nas operações de voos, porque o aeroporto possui outros equipamentos de navegação.
"Ainda não há prazo definido para o reestabelecimento do equipamento. A Infraero e o administrador do aeroporto avaliarão quais as medidas necessárias para que o sistema volte a operar", anunciou.

Fonte: http://g1.globo.com/
 
 
 
posts bloguei Posts
Setembro de 2010 5  postagens    
Fevereiro de 2011 5  postagens    
Março de 2011 26  postagens    
Maio de 2011 19  postagens    
Julho de 2011 11  postagens    
Agosto de 2011 11  postagens    
Janeiro de 2012 19  postagens    
Julho de 2012 8  postagens    
Outubro de 2012 1  postagens    
Novembro de 2012 8  postagens    
Maio de 2013 4  postagens    
Junho de 2013 16  postagens    
Outubro de 2013 1  postagens    
Novembro de 2013 1  postagens    
Dezembro de 2013 1  postagens    
Janeiro de 2014 4  postagens    
Junho de 2014 9  postagens    
Agosto de 2014 1  postagens    
Setembro de 2014 1  postagens    
Novembro de 2014 1  postagens    
Dezembro de 2014 5  postagens    
Janeiro de 2015 7  postagens    
Fevereiro de 2015 36  postagens    
Março de 2015 19  postagens    
Abril de 2015 17  postagens    
Maio de 2015 29  postagens    
Junho de 2015 16  postagens    
Julho de 2015 44  postagens    
Agosto de 2015 73  postagens    
Setembro de 2015 214  postagens    
Outubro de 2015 238  postagens    
Novembro de 2015 198  postagens    
Dezembro de 2015 125  postagens    
Janeiro de 2016 70  postagens    
Fevereiro de 2016 125  postagens    
Março de 2016 126  postagens    
Abril de 2016 28  postagens    
Junho de 2016 1  postagens    
Todos os Posts
Categorias
0
Cemitérios
Cidades
Ciência
Cultura e Lazer
Dicas
Economia
Educação
Esporte
Gastronomia
Iphone
Meio Ambiente
Moda
Mundo
Natureza
Notícias
Parques
Planeta Bizarro
Política
Prefeituras
Saúde
Tecnologia
windows 10
 
Untitled Document