PRÉDIO HISTÓRICO
De acordo com a arquiteta Jane Borghetti, o prédio da Prefeitura foi construído originalmente em 1824 pelo comerciante Joaquim Rasgado, que residia na parte superior e possuía comércio no pavimento térreo. Mais tarde, foi vendido para o Comendador Antônio da Silva Ferreira Tigre que, por sua vez, no final do século XIX negociou-o com a Intendência Municipal, permanecendo até os dias de hoje como sede da Prefeitura do Rio Grande.
Quando de sua construção, o prédio possuía feições coloniais, mas ao ser adquirido pela Intendência foi contratado o mesmo arquiteto italiano que construiu a Prefeitura de Porto Alegre. Ele fez alterações na fachada que passou a ter estilo neo-clássico.
Na década de 30 do século passado, o prédio foi ampliado em direção à rua General Osório (dependências onde hoje encontram-se a Unidade de Material, Secretaria da Pesca, e Secretaria da Agricultura e a garagem), sendo uma das construções mais antigas da cidade, juntamente com o Hotel Paris e a Catedral de São Pedro. |