O povoamento da região de Bonfim Paulista iniciou-se por volta dos anos de 1880, em função da cultura do café e do desdobramento de diversas fazendas locais. O Cemitério Municipal de Bonfim Paulista foi construído em 1897, localizado na entrada do então distrito, para quem vinha da cidade de Ribeirão Preto, cumprindo assim as exigências governamentais de não enterrar ninguém no interior da igreja matriz. Assim, o antigo povoado, conhecido outrora como Viaduto, foi, em 1893, denominado Vila Bonfim, em homenagem ao seu fundador Francisco Rodrigues dos Santos Bonfim. Atualmente, a renda do município é basicamente agrícola, com aproximadamente 10 mil habitantes, 430 mil metros quadrados, localizado a 20 minutos da cidade de Ribeirão Preto. O distrito é muito aprazível, e encontra-se em uma região potencialmente rica em seus recursos naturais. Cronologia 1880 - Iniciou-se o povoamento da região Vila Bonfim, em função da cultura do café.
1883 – Inauguração do serviço telegráfico de Estrada de Ferro Mogiana.
1883/1885 – O povoado era conhecido por “Viaduto” ou “Chave do Viaduto”, em virtude da existência de um viaduto para a passagem de trem.
1894 – Fundação da Vila Bonfim Paulista em 10 de fevereiro.
1894 – Francisco Rodrigues dos Santos Bonfim doou 1 alqueire para a construção do cemitério e 1/2 alqueire para a construção da Estação Ferroviária – Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.
1894 – Fundada a primeira Capelinha, tendo como padroeiro da freguesia Bom Jesus de Bonfim.
1895 – Criação do Distrito Policial, pertencente ao município de Ribeirão Preto.
1897 – Assinada a Lei n. 22, promulgando a liberação da Câmara Municipal, transformando a Vila Bonfim em Distrito Municipal. Esta lei também definiu o território do Distrito, fixou o lançamento do imposto predial, o estabelecimento do serviço de iluminação pública e a criação do Cemitério Municipal.
1898 – A Igreja foi elevada à categoria de Paróquia, pertencendo à Diocese de São Paulo. Final do século XIX - a Vila Bonfim contava com aproximadamente seis mil habitantes e quarenta fazendas povoadas.
1904 – Instalação da rede de abastecimento de água.
1906 - Fundada a primeira escola e o primeiro centro telefônico..
1907 – Com a criação da Diocese de Ribeirão Preto, a paróquia de Bonfim deixou de pertencer a Diocese de São Paulo, passando a integrar a de Ribeirão Preto.
1908 – A monocultura cafeeira concentrou fazendeiros de grande porte na região, a saber: Cel. Américo Baptista da Costa; Cel. Emilio Moreno de Alagão, Cel. Furquim, Da. Iria Alves da Cunha Junqueira e Dr. Francisco da Cunha Junqueira.
1935 – O sub prefeito Ricardo Guimarães Sobrinho assinou edital de concorrência para construção do Necrotério Municipal projetado por Cícero Martins Brandão.
1938 – A Vila Bonfim passou a denominar-se Bonfim Paulista.
1957 – Instalação do primeiro matadouro da cidade.
1995 – Instalação do juizado de pequenas causas. |