bloguei
  Eu blogo, tu blogas, ele bloga, nós blogamos e todos dão opinião.
bloguei Ribeirão Preto Dicas, Notícias e Muito mais...
 
 Evolução do fitness
Listamos as novidades no mercado esportivo para exercitar o corpo e o closet

Tão importante quanto preocupar-se com a cor e a modelagem da roupa que você usa para praticar esporte, nessa categoria ainda existe outro fator em que todo mundo anda de olho, até mesmo as fashionistas: as vantagens do seu tecido e sua modelagem, que auxiliam durante a atividade física. E, nesse quesito, o setor anda em constante atualização. Provas? A Ralph Lauren, por exemplo, lançou na semana passada uma camiseta com fibras de prata que se conectam a um pequeno sensor e medem frequência cardíaca, número de passos, taxa de respiração e – pasmem – as calorias perdidas. Uma camiseta que substitui vários aparatos eletrônicos.

Não mais focada só no funcional, a moda fitness caminha em direção às tendências e sofreu várias mudanças nas décadas. Se antes os tecidos eram grossos e poucos confortáveis, hoje as peças estão cada vez mais leves e confortáveis, com tecnologias que ajudam a pele a respirar, seja para quem vai à academia malhar no dia a dia, seja para quem apenas anda de patins de vez em quando. Na natação, por exemplo, roupas de banho facilitam o deslizamento debaixo d’água para quem pratica exercícios aquáticos.

Para a estilista Renata Marcondes, que criou a marca 2Peace, especializada em uma moda para quem pratica qualquer tipo de dança, o fitness hoje valoriza o conforto tanto quanto chama a atenção com sua releitura estética. “Hoje, os tecidos e as cores não são tão óbvios, têm um apelo visual legal. Para criar peças para malhar, o tecido precisa ser poliamida com lycra, o mais indicado, com textura ‘gelada’ e que respira bem para não esquentar a pele e deixá-la confortável”, explica. Além disso, outro cuidado para peças justas ao corpo é sempre possuir forro, que marca menos e facilita mais os movimentos na hora do exercício.

Todas essas tecnologias avançaram a partir de meados do século XX, quando o esporte, vinculado a certa “obrigatoriedade”, tornou-se também um estilo de vida, associado ao entretenimento – momento em que a Adidas, uma das maiores marcas esportivas, foi criada, em 1949. Mais tarde, na década de 70, a corrida ganhou força total, outras marcas com pegada esportiva, como Nike e Topper, foram criadas e daí o empurrão mais do que necessário para moda.

Tendência

Para a consultora de estilo e visagista Cris Alves, a roupa especial para a prática de exercícios físicos precisa ser feita com tecidos tecnológicos e sintéticos, tais como neoprene, malha fria, moletom e telados. “As referências esportivas hoje aparecem não só no material, mas também no shape das peças. Jaquetas tipo bomber, short boxer, calça legging ou jogging, tênis casuais de cano baixo e médio, camisetas com números e referências a uniformes de basquete, casacos com capuz, calça com elástico na cintura e zíperes”, explica. Sinais de que a moda fitness está em constante atualização. E, se for aliada com tecnologia aplicada, melhor ainda.

Para facilitar, mostramos algumas referências de como a roupa esportiva sofreu alterações ao longo do tempo.

Natação

Na década de 20, a roupa de banho para a prática de exercícios físicos, quando molhada, ficava pesada (cerca de 5 kg) e gelada. Na década de 50, a Speedo foi a primeira empresa a fabricar o maiô de lycra. Hoje, a tecnologia permite o maiô em tecido ultrafino, que repele a água e comprime os músculos durante a natação. O tecido LZR Racer, da Speedo, por exemplo, pode aumentar a velocidade debaixo d’água em até 4%.

Esporte no seu closet

Fora dos seus habituais ambientes, a moda fitness está sendo incorporada ao street style, apontada como uma das tendências que mais crescem no mundo. E não é só nas roupas que as tendências aparecem. Penteados com rabo-de-cavalo e coques bagunçado também entram nas referências. Para não ficar over, confira as dicas da visagista e consultora de estilo e imagem pessoal Cris Alves para incorporar a tendência esportiva no seu armário.

Hi-lo “Misturar peças de alfaiataria com outras peças esportivas é muito atual. Por exemplo: Calça social com tênis de cano médio para os homens; e saia-lápis com jaqueta bomber para as mulheres”. 

Moletom “É muito bacana quando uma produção em moletom – superconfortável e casual – é combinada com acessórios elegantes e um bom salto. Só não vale usar conjunto de moletom com tênis fora do contexto de exercício físico”.

Tênis “Os tênis sem amortecedor são os ideais para looks casuais, tanto masculinos quanto femininos. Dá para combinar com ternos de alfaiataria (homens e mulheres), vestido e macacão, saia-lápis, roupas em couro, jeans, tweed, malha etc”.

Evite “Há de se tomar certo cuidado com ambientes que exigem um grau de formalidade. No mais, é só buscar usar uma referência esportiva de cada vez para não deixar o visual caricato e datado”. 


Fonte: otempo.com.br
 
 
 
posts bloguei Posts
Setembro de 2010 5  postagens    
Fevereiro de 2011 5  postagens    
Março de 2011 26  postagens    
Maio de 2011 19  postagens    
Julho de 2011 11  postagens    
Agosto de 2011 11  postagens    
Janeiro de 2012 19  postagens    
Julho de 2012 8  postagens    
Outubro de 2012 1  postagens    
Novembro de 2012 8  postagens    
Maio de 2013 4  postagens    
Junho de 2013 16  postagens    
Outubro de 2013 1  postagens    
Novembro de 2013 1  postagens    
Dezembro de 2013 1  postagens    
Janeiro de 2014 4  postagens    
Junho de 2014 9  postagens    
Agosto de 2014 1  postagens    
Setembro de 2014 1  postagens    
Novembro de 2014 1  postagens    
Dezembro de 2014 5  postagens    
Janeiro de 2015 7  postagens    
Fevereiro de 2015 36  postagens    
Março de 2015 19  postagens    
Abril de 2015 17  postagens    
Maio de 2015 29  postagens    
Junho de 2015 16  postagens    
Julho de 2015 44  postagens    
Agosto de 2015 73  postagens    
Setembro de 2015 214  postagens    
Outubro de 2015 238  postagens    
Novembro de 2015 198  postagens    
Dezembro de 2015 125  postagens    
Janeiro de 2016 70  postagens    
Fevereiro de 2016 125  postagens    
Março de 2016 126  postagens    
Abril de 2016 28  postagens    
Junho de 2016 1  postagens    
Todos os Posts
Categorias
0
Cemitérios
Cidades
Ciência
Cultura e Lazer
Dicas
Economia
Educação
Esporte
Gastronomia
Iphone
Meio Ambiente
Moda
Mundo
Natureza
Notícias
Parques
Planeta Bizarro
Política
Prefeituras
Saúde
Tecnologia
windows 10
 
Untitled Document