bloguei
  Eu blogo, tu blogas, ele bloga, nós blogamos e todos dão opinião.
bloguei Ribeirão Preto Dicas, Notícias e Muito mais...
 
 Ribeirão Preto sedia VI Encontro Brasileiro de Coro Cênico
O Coro Cênico Bossa Nossa promove mais uma vez, em Ribeirão Preto, o Encontro Brasileiro de Coro Cênico, entre os dias 8 a 12 de outubro, no Teatro Municipal, Centro Cultural Palace e Cineclube Cauim. Esta é a 6ª edição do evento, que conta com cinco espetáculos de produções de corais brasileiros, sendo um de Ribeirão Preto (Bossa Nossa), um de Jundiaí (Astra), o Canarinhos da Terra (de Campinas) e um de Goiânia (Último Tipo).

Durante o evento será realizada uma agenda paralela de formação com espaço para reflexão teórica sobre esta modalidade artística, que engloba teatro e canto coral. Serão debates, encontros e vivências com regentes de corais e diretores cênicos, entre eles o maestro italiano, Antônio Pantaneschi, que será responsável pela Aula Magna do evento. Segundo Odônio dos Anjos, integrante do grupo Bossa Nossa e um dos organizadores do encontro, o objetivo é mapear e cadastrar grupos que defendem esta prática artística no país e formar plateia para a modalidade artística coro cênico.

De acordo com levantamentos não oficiais, há no Brasil cerca de 40 grupos que desenvolvem o trabalho cênico e musical de forma simultânea. São linhas de trabalho distintas, que valorizam desde a prática do cantar com movimentação, passando pela ilustração da música até a formação cênica mais elaborada. Em todas as produções existentes no país a qualidade musical é o ponto forte de valorização. “São manifestações artísticas com identidades próprias e estilos que preservam as raízes regionais em contraponto com as tendências mundiais para a atuação de coralistas”, explica Odônio.

Para Magno Bucci, um dos organizadores do encontro e diretor cênico do grupo Bossa Nossa, o Brasil produz um trabalho com corais que difere da proposta comum de coro em todo o mundo. “Aquele formato da grande maioria dos corais, identificado por um grupo de cantores estáticos, com vestes próprias e postura formal, já não é mais um traço cultural do Brasil”.  Magno esclarece ainda que o coro cênico é uma ideia em processo de elaboração. “Trata-se de uma definição em progresso, uma modalidade que arrisca conceituações destinadas a buscar fundamentos no estudo da evolução do coro, dos gregos aos nossos dias”, comenta.

O evento é uma iniciativa do Coro Cênico Bossa Nossa e da Secretaria Estadual de Cultura, através de edital do ProAC, com apoio da ONG Cineclube Cauim, Secretaria Municipal da Cultura, Teatro Municipal, Centro Cultural Palace, Toka Produtora de Áudio e Rádio USP.   Todas as atividades são gratuitas. A retirada de ingressos nos locais deve ser feita por interessados uma hora antes das atividades.

Atrações

O Coro Cênico Bossa Nova fará duas apresentações no encontro. A primeira é uma homenagem a Adoniran Barbosa com o espetáculo “Nóis ganha poco, mais nóis si diverti” no dia 8 de outubro, às 21h, além da esperada estreia do espetáculo “Se não for para me fazer voar bem alto nem tire meus pés do chão” no dia 9 de outubro, às 21h – uma produção da música popular brasileira que aponta um panorama das relações entre homem e mulher, especificamente no campo afetivo.

Criado em 1991, o Bossa Nossa reúne hoje oito cantores / atores para a encenação – que interpretarão músicas de Chico Buarque, Itamar Assumpção, João Bosco e Aldir Blanc, Pedro Luís e Carlos Rennó, Lupicínio Rodrigues, Lenine, Paulinho Moska, Francisco Alves e Nilton Barros, Dolores Duran, entre outros.

Também serão destaques as apresentações dos corais Astra (Jundiaí/SP), dia 10/10 – sábado e Canarinhos da Terra (Campinas/SP), 11/10 – domingo. Na segunda-feira, 12 de outubro, Dia da Criança, o VI Encontro trará para a cidade o espetáculo infantil “Circo de Latão” do grupo Último Tipo, de Goiânia (GO)

Agenda: 8 de outubro

21h – Apresentação Artística do Coro Cênico Bossa Nossa (Ribeirão Preto), espetáculo “Nóis ganha poco mais nóis si diverti” – Tributo a Adoniran Barbosa

9 de outubro

21h – Apresentação Artística do Coro Cênico Bossa Nossa (Ribeirão Preto/SP), com o novo espetáculo “Se não for para me fazer voar bem alto nem tire meus pés do chão”

10 de outubro

9h – Atividades de Formação – Aula Magna com o maestro Italiano Antônio Pantaneschi

21h – Apresentação Artística do Coral Astra (Jundiaí/SP), espetáculo “Música e cinema”

11 de outubro

9h – Atividades de Formação – Prática de Coro Cênico com Marcelo Peroni e Vastí Atique

19h – Apresentação Artística do Coral Canarinhos da Terra (Campinas/SP), espetáculo “Qual é?”

12 de outubro

16h – Apresentação Artística com o grupo Último Tipo (Goiânia/GO), espetáculo “Circo de latão”

Serviço

VI Encontro Brasileiro de Coro Cênico

Data: de 8 a 12 de outubro

Locais:

– Apresentações de coros cênicos: Teatro Municipal (Praça Alto do Morro do São Bento, s/ nº)

– Mostra Virtual: apresentação dos grupos brasileiros que enviarem seus trabalhos. Cineclube Cauim (Rua São Sebastião, 920). Todos os dias, das 16 às 19 horas.

– Atividades de formação: com a participação de todos os grupos e dos convidados. Centro Cultural Palace (Duque de Caxias esquina com Álvares Cabral)

Inscrições gratuitas e abertas a todos os interessados através do e-mail producaobossanossa@gmail.com

Fonte: Prefeitura de Ribeirão Preto
 
 
 
posts bloguei Posts
Setembro de 2010 5  postagens    
Fevereiro de 2011 5  postagens    
Março de 2011 26  postagens    
Maio de 2011 19  postagens    
Julho de 2011 11  postagens    
Agosto de 2011 11  postagens    
Janeiro de 2012 19  postagens    
Julho de 2012 8  postagens    
Outubro de 2012 1  postagens    
Novembro de 2012 8  postagens    
Maio de 2013 4  postagens    
Junho de 2013 16  postagens    
Outubro de 2013 1  postagens    
Novembro de 2013 1  postagens    
Dezembro de 2013 1  postagens    
Janeiro de 2014 4  postagens    
Junho de 2014 9  postagens    
Agosto de 2014 1  postagens    
Setembro de 2014 1  postagens    
Novembro de 2014 1  postagens    
Dezembro de 2014 5  postagens    
Janeiro de 2015 7  postagens    
Fevereiro de 2015 36  postagens    
Março de 2015 19  postagens    
Abril de 2015 17  postagens    
Maio de 2015 29  postagens    
Junho de 2015 16  postagens    
Julho de 2015 44  postagens    
Agosto de 2015 73  postagens    
Setembro de 2015 214  postagens    
Outubro de 2015 238  postagens    
Novembro de 2015 198  postagens    
Dezembro de 2015 125  postagens    
Janeiro de 2016 70  postagens    
Fevereiro de 2016 125  postagens    
Março de 2016 126  postagens    
Abril de 2016 28  postagens    
Junho de 2016 1  postagens    
Todos os Posts
Categorias
0
Cemitérios
Cidades
Ciência
Cultura e Lazer
Dicas
Economia
Educação
Esporte
Gastronomia
Iphone
Meio Ambiente
Moda
Mundo
Natureza
Notícias
Parques
Planeta Bizarro
Política
Prefeituras
Saúde
Tecnologia
windows 10
 
Untitled Document