bloguei
  Eu blogo, tu blogas, ele bloga, nós blogamos e todos dão opinião.
bloguei Ribeirão Preto Dicas, Notícias e Muito mais...
 
 Parque Municipal das Mangabeiras
Encravado na Serra do Curral, o Parque Municipal das Mangabeiras é um dos maiores e mais belos redutos ecológicos de Belo Horizonte. Com projeto paisagístico assinado por Burle Marx, é a maior área verde da cidade, com 2,3 milhões de m2 de matas nativas, onde se pode fazer trilhas no meio de micos, esquilos e outros animais silvestres. E tem ainda quiosques, quadras poliesportivas, brinquedos para crianças e arenas para shows e teatros.
Nos finais de semana e feriados, este atrativo é atendido pela Linha Turismo ST01.


Endereço: Avenida José do Patrocínio Pontes, 580 - Mangabeiras

Telefone: 31 3277-8277
31 3277-9697

Horário de Funcionamento: 3ª a dom. e feriados das 8h às 18h


Informações Adicionais:
Pista de skate estilo “Half Pipe”- A nova pista, localizada no setor esportivo do Parque das Mangabeiras, tem forma de “U”, área de 290 metros quadrados e 4 metros de altura; possui estrutura metálica, com piso formado por camadas de ecoblock – madeira biossintética impermeável –, compensado plastificado e acabamento em TS, que é uma lâmina produzida com madeira de reflorestamento e resinas, altamente resistente a impactos. A pista funcionará das 8h às 17h. Para utilizá-la, será necessário fazer o credenciamento na administração do parque.
 
 
 Parque Ecológico de Campinas
 O Parque Ecológico nasceu de um Decreto do Governo Estadual de 1987, com o propósito de preservar e recuperar valores arquitetônicos e paisagísticos da região.
Esta dentro da área da antiga fazenda Mato Dentro, depois incorporada ä Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, como Estação Experimental do Instituto Biólógico (a partir de 1937), e mais recentemente, ä Secretaria do Estado do Meio Ambiente.
Com uma área de 110 hectares e projeto paisagístico de Roberto Burle Marx, a implantação do Parque Ecológico visou a recuperação e repovoamento vegetal de uma área de 2.850.000 m2 - com 1.100.000 m2 aberta ao público - com espécies da flora brasileira, espécies nativas da região da bacia do rio Piracicaba e algumas espécies exóticas, em especial as palmeiras.
O Parque Ecológico abriga também exemplares tombados e restaurados da arquitetura campineira do século XIX, entre eles, o Casarão, a tulha e a capela da antiga Fazenda Mato Dentro, espaços que integram um Museu Histórico Ambiental e o desenvolvimento de diversos programas de educação ambiental.

Localizado:Rodovia Heitor Penteado, Sem Num -altura do km 3,2 - Vila Brandina - Campinas - SP
Telefone:(19) 3252-9988
 
 
 Parque Guabirobeira
Parque Guabirobeira, na zona leste, tem 302 mil m². Conta com Áreas de estar, playground e quiosques. 

Nova Avenida Jacu Pêssego, s/n° - Jardim Nova Vitória
Área: 302.880m²

O parque foi implantado em meio a um aglomerado urbano. A topografia do parque é bem acentuada e é cortada pelos afluentes do Córrego Mombaça. Conta com Áreas de estar, playground, sede, quiosques, bancos e mesas.
 
 
 Parque Esportivo do Trabalhador
Parque Esportivo do Trabalhador, também na zona leste, tem 286 mil m². Com quadras para vários esportes, local também tem “pipódromo”.

Rua Canuto de Abreu, s/nº
Área: 286.000m²

O espaço conta com campos de futebol, quadras de vôlei, basquete e tênis e campo de rugby. O fato curioso é a existência de um pipódromo - área destinada para crianças soltarem pipa de forma segura. Funcionamento: segunda a sexta, das 6h às 22h; sábado, domingos e feriados, das 6h às 18h e até 19h durante o horário de verão.
 
 
 Parque Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº (Portão 10) – Vila Mariana
Área: 1.584.000 m²

Inaugurado em 1954, o parque Ibirapuera é o mais conhecido de São Paulo. Elaborado por cinco arquitetos, entre eles Oscar Niemeyer, conta com pistas de corrida, parques infantis, quadras poliesportivas. Aos domingos, o espaço é lotado por ciclistas que aproveitam o trajeto das ciclofaixas de lazer - Circuito Zona Oeste e Circuito Paulista Centro. Funciona diariamente das 5h às 0h.

No município, é superado em tamanho apenas pelo Parque do Carmo e pelo Parque Anhanguera.

O parque é administrado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, contudo, dentro do parque há inúmeros museus, auditórios, bienal e outros espaços administrados por fundações ou outras secretarias municipais ou estaduais.
 
 
 Parque Vila do Rodeio
Local com 613 mil m² foi criado para preservar as nascentes do córrego do Rodeio.

Rua Igarapé da Bela Aurora , 342 - Inácio Monteiro
Área: 613.200 m²

Criado para preservar parte das nascentes do córrego do Rodeio e mata em estágio de regeneração, é um dos principais pontos de lazer de uma região considerada bairro dormitório, que abriga um grande complexo habitacional. Possui bicicletário, campo de futebol, área de compostagem, pista de skate, ciclovias e trilhas. Abre todos os dias entre 6h e 19h.
 
 
 Parque Jardim da Conquista
Rua Pedro de Medeiros, s/nº - Jardim da Conquista
Área: 559.292 m²

Foi implantado entre uma grande área residencial. O projeto teve como principal objetivo preservar as nascentes do Córrego Caguaçu, afluente do Rio Aricanduva, e matas com espécies nativas. No local, foram instalados aparelhos de ginástica.
 
 
 Parque Ecológico Educativo Danilo Santos de Miranda
Construído em um terreno com 71,7 mil metros quadrados de área verde, o Parque Ecológico Educativo Danilo Santos de Miranda dispõe de uma arrojada estrutura para receber o público infantil. Além de lanchonete, sanitários e área de caminhada com 408 espécies de árvores, o local possui brinquedos construídos em madeira nobre certificada. Eles estão divididos em cinco espaços e têm como objetivo estimular a atividade motora e mental das crianças. 


Horário de funcionamento
De terça a sexta-feira, das 7h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. Às segundas-feiras, o parque permanece fechado para manutenção.

Endereço
Av. Benedito Rodrigues Lisboa, nº 1.300
São Jpsé do Rio Preto

Telefone
(17) 3216 2868. 
 
 
 Parque Cemucam
Parque Cemucam, na divisa com Cotia, com 500 mil m². Espaço tem circuito de mountain bike, trilhas e viveiro. 

Rua Mesopotâmia, s/n (km 25 da Rodovia Raposo Tavares ) – Cotia
Área: 500.000 m²

Criado em 1968, o Centro Municipal de Campismo (Cemucam) é o único parque municipal localizado fora do município de São Paulo. Está localizado em Cotia, na região metropolitana. No entanto, é administrado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Além das quadras e quiosques, frequentadores encontram circuito de mountain bike, campo de futebol, paraciclos, trilha e um viveiro. Funcionamento: diariamente das 7h às 18h.
 
 
 Maior Parque Urbano do Mundo
O Phoenix Park (Páirc an Fhionn-Uisce - parque da "água limpa") é o maior parque fechado público e urbano da Europa, localizado a 3 quilómetros a noroeste do centro da cidade de Dublin.
Mede cerca de 707 hectares, com um perímetro de cerca de 11 km, murado, contendo grandes áreas relvadas e avenidas ladeadas por árvores e jardins cheios de flores.

Criado em 1662 pelo Duque de Ormonde.

O parque é o lar de uma manada de gamos selvagens desde o século XVII. O parque inclui o Jardim Zoológico. Além da cruz Papal (Cruz branca com 35 metros de altura, erigida em 1979 para a visita do Papa João Paulo II a Irlanda - Foi celebrada uma missa campal para cerca de 1.000.000 de pessoas), o parque tem um outro monumento digno de visita - a Wellington Monument (um obelisco com 62 metros de altura - sendo o maior obelisco da Europa. Erigido para comemorar as vitórias do 1º Duque de Wellington - Arthur Wellesley).

Pode visitar ainda o Magazine Fort e a "Phoenix Column" (coluna corintia em pedra de Portland).

O local é magnifico, ideal para passear (a pé ou de bicicleta) fazer desporto (dezenas de campos para todo o tipo de desporto) e apanhar sol (espaço relvado não falta). Vá de eléctrico até a estação Heuston (linha vermelha) que fica em frente a‎ Heuston Station‎ (estação de comboios) a entrada do parque fica a cerca de 500 metros.
 
 
 Parque Ecológico de São Carlos
 A área onde o Parque Ecológico de São Carlos foi criado, era até a década de 60 uma piscina pública, conhecida como a Piscina Municipal do Espraiado e resquícios desta época podem ser observados na atual Lago dos Patos. Mais adiante, durante a década de 70 uma Fundação foi criada e implantada, recebendo o nome de FUPESC, sua inauguração realizou-se no dia 09 de setembro de 1976, data que o Parque Ecológico adotou como inauguração e aniversário.

Em meados da década de 80, o Parque Ecológico passou para controle da Prefeitura Municipal de São Carlos e em 1989 foi elaborado um Plano Diretor, onde se delineou uma filosofia de trabalho, o de manejar e estudar a fauna brasileira e conservar a biodiversidade através da pesquisa e da educação ambiental.

O Parque Ecológico de São Carlos, conhecido como PESC possui o nome de um reconhecido Médico Veterinário, o Dr. Antonio Teixeira Vianna, que entre outras realizações criou a raça de gado Canchim, junto a EMBRAPA de São Carlos.
Registrado em definitivo no IBAMA em 1991, atualmente o PESC oferece a população o lazer contemplativo e a educação ambiental, através do atendimento a escolas com visitas monitoradas, cursos, palestras e exposições.
Para criar um ambiente atrativo e lúdico, facilitando o aprendizado, os recintos que abrigam as diversas espécies de animais silvestres são ambientados de acordo com os respectivos biomas como o Cerrado e a Planície Patagônia.

O PESC oferece bem estar aos animais sob seus cuidados e isto pode ser observado com os sucessos reprodutivos de diversas espécies, inclusive de animais ameaçados de extinção, como o Mico Leão Dourado, Mico Leão Preto, Anta Brasileira entre outros. Além da área de uso multiplo, onde estão localizados os recintos dos animais, os departamentos administrativos, médico veterinário, berçário, cozinha dos animais e centro de educação ambiental, o Parque também possui em uma área de Preservação Permanente, onde está localizada a nascente do Manancial do Espraiado, que ainda fornece água e de boa qualidade a munícipes de São Carlos.

Horário de Funcionamento:
De terça-feira a sábado, das 8h00 ás 16h30
Domingos e Feriados, das 8h00 ás 17h30
Permanece fechado de segunda-feira (exceto quando feriado)

O Parque Ecológico de São Carlos tem a entrada gratuita.

Não é permitida a entrada de:
Animais de estimação/domésticos (cachorro, gato, etc.), bicicleta, patinet, patins, skate, bola e apito.
Churrasqueira, fogueira e aparelhos de som. 

Não é permitido alimentar os animais!

No Parque você encontrará:
Animais silvestres da fauna brasileira (onças, papagaios, araras, micos, saguins...)e alguns exemplares sulamericanos (urso de óculos, camelídeos, condor andino, pinguins de magalhães...), sendo que algumas espécies estão ameaçadas de extinção, outras estão em período reprodutivo, outras já estão chocando ou cuidando de seus filhotes.
Extensa área verde, parquinho infantil, mesas e bancos para pique-nique, sanitários públicos e lanchonete e ecoloja que permanece aberta de terça-feira a domingo, das 8h00 ás 16h30.
 
 
 Parque do Carmo
Com 2,3 milhões m². Recebe há 34 anos da "Festa das Cerejeiras" e a comunidade japonesa.

Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951 – Itaquera
Área: 1.500.000 m²

Abriga o Museu do Meio Ambiente, anfiteatro natural, ciclovias e outros. Há 34 anos recebe a “Festa das Cerejeiras”, tradicional festa em Itaquera que comemora o florir da árvore japonesa. O “Bosque das Cerejeiras” se tornou a marca da comunidade nipônica que vive na região. Funciona diariamente das 5h30h às 18h ( às 19h em horário de verão).
 
 
 Barragem da Guarapiranga
Barragem da Guarapiranga, na zona sul, com 305 mil m². Na orla da represa, local tem monumento "Heróis da Travessia do Atlântico" 

Orla da Represa de Guarapiranga
Rua Doutor Caetano Petraglia Sobrinho, 41 – Jd. Guarapiranga
Área: 88.584 m²

O parque abriga o monumento em homenagem aos “Heróis da Travessia do Atlântico” de autoria de Otone Zorlini. No local, ainda podem ser vistos playgrounds infantil e da longevidade, horta-escola, praça e píer. Funcionamento: diariamente das 6 h às 19h (ou 20h durante horário de verão).
 
 
 Parque Ecológico e de Lazer Gustavo Simioni
 O Parque Ecológico e de Lazer foi inaugurado, em dezembro de 2008, pelo prefeito Zezinho Gimenez, e atualmente funciona de quarta-feira a domingo, inclusive nos feriados, das 9h às 18h.

A estrutura conta com 4 canindés, 2 campos de futebol, 2 quadras de tênis, 2 quadras poliesportivas, estaleiros para pesca, preferencialmente esportiva, quiosques com e sem churrasqueiras, piscina adulto e infantil, praia artificial, chuveirões, ciclovia, pista de cooper/caminhada, ampla área verde, estacionamento (para 800 veículos), playgrounds, pedalinhos, entre outras atrações. A área total é de 822.065 m².

O Parque Ecológico e de Lazer está localizado na represa da Usina São Geraldo. O acesso é feito pela Rodovia Armando Sales Oliveira, Km 342. É importante lembrar que o local fica fechado às segundas e terças-feiras para manutenção.
 
 
 Parque Anhanguera
Maior parque da capital paulista conta com campos de futebol, lagos, quiosques, ciclovia, anfiteatro, playgrounds, pista para corrida e caminhada e aparelhos de ginástica. O local ainda abriga um centro de manejo de animais silvestres e escola de marcenaria. Funciona diariamente das 6h às 18h.

O parque Anhangüera é um parque municipal situado no extremo noroeste da capital de São Paulo e no bairro de Perus.

Possui uma área de aproximadamente nove milhões de metros quadrados de mata atlântica. O parque possui trilhas, ciclovias, pista de downhill (bike park anhanguera),quadras, pista de cooper, orquidário, playgrounds e área com cabanas para festas com churrasqueiras públicas. Está situado na avenida Fortunata Tardelli Natucci 1.000, próximo à via Anhangüera. O parque foi criado em 1979 e está próximo do pico do Jaraguá.

Somente uma parte deste parque é acessível ao público, sendo que sua maior parte tem acesso restrito. O parque possui matas ciliares, campos secos e alagados (brejos), capoeiras e cursos d'água.
 
 
 Parque Prof Lydia Natalizio Diogo
Parque Profª Lydia Natalizio Diogo, na zona leste, tem 380 mil m². Área ajuda na drenagem urbana da região de Vila Prudente. 

Espaço foi criado em uma região que era carente de áreas verdes e ajuda na drenagem urbana. O parque conta com playground, pista de caminhada, equipamentos de ginástica de baixo impacto e um jardim japonês. Funcionamento: diariamente das 6h às 22h.
 
 
 Parque Municipal “Dr. Luis Carlos Raya”
Horário de funcionamento: das 6h às 20h, de segunda a domingo.

Localização: Rua Severino Amaro dos Santos entre as ruas Benjamin Staufer e Wladimir Ferreira, no Jardim Botânico.

O Parque Municipal “Dr. Luis Carlos Raya”, inaugurado em dezembro de 2004, foi construído em área institucional pertencente ao loteamento Jardim Botânico, sendo o projeto e execução contratados de terceiros pela Administração Municipal.

Ocupa uma área de aproximadamente 40.0000 m2 de uma antiga área de mineração do basalto, onde se encontram, atualmente, instalados equipamentos destinados ao lazer e a práticas esportivas, sendo estes:

- 1.100 m de pistas asfaltadas;
-  Gramado central com cerca de 1.400 m2;
-  Palco coberto com 600 m2;
- 2 lagos artificiais, com profundidade variável superior a 1,0 m;
- Áreas tratadas paisagisticamente, com recantos destinados à contemplação;
- Sanitário feminino com três cabines;
- Sanitário masculino com duas cabines e três mictórios;
- Área de alimentação composta de instalações para lanchonete, cozinha, depósito e área coberta externa para instalação de mesas e cadeiras;
- Bebedouros;
- Administração e almoxarifado;
- Guarita.

Você está em uma área de conservação municipal, protegida por lei. Aproveite sua visita e colabore para a conservação do parque, seguindo algumas normas de uso e visitação:

Não jogue lixo no chão, gramados e lagos;

- Utilize as lixeiras ou sacos plásticos para coleta dos resíduos;
- Evite retirar qualquer material do parque;
- Apenas observe! Não entre nos lagos. Perigo de afogamento!
- Não se aproxime das bordas da pedreira. Perigo de queda!
- Não se aproxime dos ninhos, tocas ou abrigos, nem alimente os animais;
- Não escreva, rabisque ou danifique edificações, equipamentos e árvores do parque;
- Permitido bicicletas e patinetes apenas para crianças de até 10 anos;
- Proibido o uso de skates, motos e veículos não oficiais;
- Proibido o uso de bebidas alcoólicas, drogas e cigarros;
- Proibida a entrada de animais domésticos;
- Proibido abandonar ou soltar animais no interior do parque;
- As crianças são de sua responsabilidade dos seus pais!
- Eventos devem ser previamente agendados e autorizados pelo Departamento de Gestão Ambiental.
- Dúvidas e sugestões - 0800 77 19 856
 
 
 Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali
Inaugurado em 18 de novembro de 2000, o complexo ambiental de 152 mil metros quadrados de vegetação, transformado no maior espaço de lazer da cidade. O projeto elaborado pela prefeitura, transformou o local num ambiente ideal para passeios e caminhadas. Foram construídas cachoeiras e lagos artificiais próximos a uma Praça de Eventos. Entrecortada por trilhas, a área é ideal para caminhadas e passeios de bicicleta.

O parque está localizado em uma área de antiga exploração de basalto.  Esta rocha foi formada de erupções vulcânicas ocorridas há cerca de 130 a 60 milhões de anos.

O solo do Parque, formado dessa rocha, recebe o nome de Litólico. É um solo muito raso, com no máximo 30 centímetros de profundidade, que armazena pouca água. Por isso, são poucas as espécies de árvores que se adaptam a estas condições. É inteiramente formado por vegetação de floresta tropical como angicos, aroeiras e farinhas-secas dentre outras espécies. A vegetação é classificada como Mata Decídua, que tem como principal característica a perda total das folhas durante o inverno.

Devido ao afloramento de rochas no solo, que impedem o surgimento de vegetação rasteira, a área possui aparência de bosque. As trilhas receberam asfalto para permitir fácil acesso às dependências do parque.

A fauna silvestre é representada por aves como o Pica-Pau e o Quero-Quero, por mamíferos como o Sagui ou Mico-Estrela, por répteis e tantos outros.

As cachoeiras e lagos da Praça de Eventos, servem para embelezar e refrescar esse ambiente. A beleza e o frescor oferecidos dependerão do bom uso que se fizer destes elementos. Eles não foram feitos para banhos e sim para contemplação.

Para abastecer as cachoeiras e renovar a água dos lagos, onde serão criados peixes, será utilizada uma mina. A água suja servirá para irrigação da grama na área da platéia, proporcionando a criação de um microclima ecologicamente auto-sustentável.

Um espaço para apresentações ao ar livre, com palco e capacidade para 20 mil pessoas, também foi concebido. Ao redor do palco, cinco lagos e outras duas cachoeiras menores completam o paisagismo.

Com objetivo de reforçar ainda mais o paisagismo, foram plantadas outras quatro mil mudas nativas, entre elas paineiras, farinhas-secas, ipês (branco, rosa, roxo e amarelo) e palmeiras (jerivá, guariroba e macaúba), além de novas aroeiras e angicos.

O parque possui três setores distintos. Na entrada fica o estacionamento, com capacidade para 200 carros. O setor destinado a eventos, com 15 mil metros quadrados, pode abrigar até 20 mil pessoas ou mais. Por último há o entorno, onde ficam as trilhas. 


CÓDIGO E NOME DA LINHA

G 203 - RIBEIRÂNIA
H 403 - JD. MANOEL PENNA
H 503 - RECREIO DAS ACÁCIAS
I 204 - CITY RIBEIRÃO

Recomendações Importantes

• É proibida a entrada de animais!

• É proibido circular pelo parque com veículos automotores: carros, motos e similares.

• É proibido abandonar ou soltar animais no parque.

• Não cause danos à vegetação!

• Não deixe vestígios!

• Respeite os funcionários, são eles que garantem nossa segurança, nos orientam e auxiliam.

• Jogue o lixo nas lixeiras!

• Evite retirar qualquer material do Parque. APENAS OBSERVE!

• Evite se aproximar das bordas da pedreira. PERIGO DE QUEDA!

• Não entre na Mata, ela está em processo de recuperação.

• NÃO FUME! Você sentirá o ar puro e evitará incêndios.

• Evite colocar as mãos em locais cheios de folhas, pedras ou buracos. CUIDADO COM ANIMAIS PEÇONHENTOS!

• Não perturbe nem alimente os animais que vivem no Parque.

• CICLISTA! Mantenha-se nas ciclovias.

• PEDESTRE! Utilize a faixa demarcada para pedestres. Caminhe somente pelas trilhas asfaltadas e sempre acompanhado.

• Pais! as crianças são sua responsabilidade!

Utilize o Parque para caminhadas e passeios. Desfrute e se beneficie da natureza. Curta o silêncio, o ar puro e o canto dos pássaros aqui presentes.

Horário de Funcionamento:

- Diariamente das 06:00 às 20:00 hs

Mapa do Parque:

Pistas:- Total - 3,5 mil metros
Circuito Interior - 320 metros - proibido trânsito de bibicletas 
Circuito Médio - 1.000 metros - com faixas para pedestres e ciclistas
Circuito Longo - 1.400 metros - com faixas para pedestres e ciclistas

Obs. Nos fins de semana e feriados é proibido o trânsito de bicicletas devido a grande demanda de público.
 
 
 
Categorias
0
Cemitérios
Cidades
Ciência
Cultura e Lazer
Dicas
Economia
Educação
Esporte
Gastronomia
Iphone
Meio Ambiente
Moda
Mundo
Natureza
Notícias
Parques
Planeta Bizarro
Política
Prefeituras
Saúde
Tecnologia
windows 10
posts bloguei Posts
Setembro de 2010 5  postagens    
Fevereiro de 2011 5  postagens    
Março de 2011 26  postagens    
Maio de 2011 19  postagens    
Julho de 2011 11  postagens    
Agosto de 2011 11  postagens    
Janeiro de 2012 19  postagens    
Julho de 2012 8  postagens    
Outubro de 2012 1  postagens    
Novembro de 2012 8  postagens    
Maio de 2013 4  postagens    
Junho de 2013 16  postagens    
Outubro de 2013 1  postagens    
Novembro de 2013 1  postagens    
Dezembro de 2013 1  postagens    
Janeiro de 2014 4  postagens    
Junho de 2014 9  postagens    
Agosto de 2014 1  postagens    
Setembro de 2014 1  postagens    
Novembro de 2014 1  postagens    
Dezembro de 2014 5  postagens    
Janeiro de 2015 7  postagens    
Fevereiro de 2015 36  postagens    
Março de 2015 19  postagens    
Abril de 2015 17  postagens    
Maio de 2015 29  postagens    
Junho de 2015 16  postagens    
Julho de 2015 44  postagens    
Agosto de 2015 73  postagens    
Setembro de 2015 214  postagens    
Outubro de 2015 238  postagens    
Novembro de 2015 198  postagens    
Dezembro de 2015 125  postagens    
Janeiro de 2016 70  postagens    
Fevereiro de 2016 125  postagens    
Março de 2016 126  postagens    
Abril de 2016 28  postagens    
Junho de 2016 1  postagens    
Todos os Posts
 
Untitled Document