bloguei
  Eu blogo, tu blogas, ele bloga, nós blogamos e todos dão opinião.
bloguei Ribeirão Preto Dicas, Notícias e Muito mais...
 
 Ribeirão evolui em ranking ambiental
Apesar de ganhar 61 posições entre 2013 e 2014, há muito o que melhorar em arborização urbana e educação ambiental

Ribeirão Preto recuperou neste ano o selo Município Verde Azul, concedido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente às cidades que alcançaram ao menos 80 pontos no ranking ambiental – com escala de 0 a 100. A cidade ficou na 42ª colocação entre 610 municípios analisados, após ganhar 61 posições entre 2013 e 2014.

Apesar da evolução, há ainda pontos que Ribeirão Preto precisa aprimorar, como arborização urbana e educação ambiental.

O ambientalista Paulo Finotti defende o incentivo do plantio de árvores de acordo com cada região da cidade. Em áreas onde a rede elétrica fica muito próxima às residências, por exemplo, ele considera que devem ser escolhidas espécies de menor porte. Numa escala de 0 a 8, Ribeirão recebeu nota 5,6.

“Uma ação que estimularia o plantio de árvores entre os munícipes seria o desconto ou mesmo a isenção do IPTU”, frisa.

Incentivo

O ambientalista pondera, no entanto, que essa ação somente seria efetiva se a prefeitura dispusesse de estrutura suficiente de funcionários para acompanhar o desenvolvimento das árvores. “Uma maior quantidade de árvores na cidade amenizaria o calor excessivo. Ribeirão Preto tem duas características que a tornam uma cidade mais quente que o normal – o fato de estar sobre uma camada muito grande de basalto, rocha que retém o calor, e a posição geográfica em baixa altitude, uma espécie de bolsão”, explica.

Ele exemplifica que no local onde mora, por conta do excesso de árvores, a temperatura fica de três a quatro graus menor do que a média.

A respeito da educação ambiental, o ambientalista defende a realização de cursos de especialização de professores da rede municipal para que multipliquem as informações às crianças.

Entenda o ranking

Os municípios recebem uma nota ambiental, que varia de zero a 100, e avalia o seu desempenho em dez diretivas – esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

Os municípios com nota acima de 80 são reconhecidos pelo exemplo ambiental e recebem o prêmio Município Verde Azul. O certificado, que reconhece a boa gestão ambiental, garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o governo do Estado, por meio do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).
 
 
 Ribeirão Preto conquista prêmio de gestão ambiental
Nesta quinta-feira (11), o Governo de Estado de São Paulo anunciou no Palácio do Bandeirantes a conquista do selo “Município Verde Azul”, atribuído aos municípios paulistas com base na gestão ambiental de cada um. Ribeirão Preto ocupa a 42ª posição no Ranking Ambiental Paulista 2014 e ainda recebeu o “Prêmio Franco Montoro”, entregue pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o secretário estadual de Meio Ambiente Rubens Rizek, pelo destaque do gerenciamento da bacia do Rio Pardo.

“Este ano recebemos a nota 89.24 e ficamos acima de 568 municípios na classificação no ranking de 2014”, informou o secretário municipal do Meio Ambiente, Daniel Gobbi, que esteve em São Paulo para receber o prêmio.

Programa Município Verde Azul

Lançado em junho de 2007, o Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.

Os municípios receberam uma nota ambiental, que varia de zero a 100, e avalia o seu desempenho em dez diretivas. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. As notas em cada item serão divulgadas nesta sexta-feira. As prefeituras com nota acima de 80 foram reconhecidas pelo exemplo ambiental e receberam o prêmio “Município Verde Azul”.

O certificado, que reconhece a boa gestão ambiental, garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos, junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.
 
 
 Saúde anuncia a construção de 4ª UPA em Ribeirão Preto
Prédio no bairro Sumarezinho será ampliado em 400 metros

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto anunciou para 2015 o início das obras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Sumarezinho, com previsão de inauguração para 2016. O prédio onde hoje funciona a UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) Sumarezinho, na rua Cuiabá, será reformado para o funcionamento da UPA. Essa é a quarta UPA a ser anunciada na cidade.

Na manhã desta segunda-feira (15), a prefeita Dárcy Vera, o secretário da Saúde, Stênio Miranda, e técnicos da Secretaria de Obras estiveram reunidos com o diretor da faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto (Universidade de São Paulo), Carlos Gilberto Carlotti Junior, para a análise do projeto de reformas.

Quando a UBDS foi construída, houve uma parceria entre a administração municipal, que cedeu o terreno, e a universidade, que arcou com as obras. O projeto da UPA, assim, precisou da aprovação dos dois órgãos.

“Estamos com o projeto básico pronto, aprovado pela universidade e pela prefeitura. O próximo passo é fazer a licitação da obra”, explicou o secretário Stênio na tarde desta segunda.

A licitação deve demorar entre três e quatro meses, ele pontuou. A previsão, assim, é de que as obras comecem em abril e estendam por 12 meses.

A prefeitura informou que a unidade terá 16 consultórios, sendo seis pediátricos, e 16 leitos de retaguarda, sendo quatro para urgência e emergência.

A atual unidade será ampliada em 400 metros quadrados e também será feita a adequação de diversos espaços, como a recepção, salas de triagem, acolhimento, serviço social, postos de enfermagem, copa, salas de isolamento e banheiros, que serão adaptados para pessoas com necessidades especiais. 

“Adequações necessárias para o cumprimento de fluxos e necessidades internas para UPA”, afirmou a prefeitura em nota.

A UPA da Treze de Maio, única da cidade, recebe de 800 a 900 pacientes por dia, de acordo com o secretário. “A UPA do Sumarezinho vai ser um salto de qualidade na Saúde. Teremos uma melhor distribuição do atendimento”, Stênio comemorou.

Administração quer 5 UPAs implantadas

A UPA Sumarezinho é a quarta anunciada pela prefeitura. Apenas a unidade da Treze de Maio foi inaugurada, porém. O objetivo da administração é a implantação de cinco unidades de pronto atendimento.

Em entrevista ao A Cidade em dezembro do ano passado, o secretário Stênio afirmou que as cinco unidades já haviam sido aprovadas pelo Governo Federal. “Nós sabemos que o núcleo de Pronto Atendimento que nós temos nas UBDSs está anacrônico e superado e vamos gradualmente transformar”, ele afirmou na ocasião.

As obras da UPA Norte que, na época, já estavam com licitação em fase final, só tiveram início em agosto deste ano. A previsão de término é somente em 480 dias.

A prefeitura informou que o projeto da UPA Vila Virgínia está em fase de licitação.
 
 
 Em 11 anos, Poupatempo Ribeirão Preto faz 18,4 milhões de atendimentos
 O Poupatempo Ribeirão Preto completou neste mês 11 anos de funcionamento e chegou à marca de mais de 18,4 milhões de atendimentos aos cidadãos. O posto realiza diariamente mais de 6,7 mil serviços, o que resulta em aproximadamente 150,5 mil mensais. Deste total, os serviços mais procurados são a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e licenciamento de veículos, ambos feitos pelo Detran, que já realizou 2,7 milhões de atendimentos.

Os Correios são o segundo órgão mais procurado e respondem por 1,6 milhão de atendimentos prestados. Em seguida estão a Secretaria da Fazenda e o Instituto de Identificação, com mais de 1,3 milhão de serviços, como IPVA, Carteira de Identidade (RG) e Atestados de Antecedentes Criminais.

Serviço

Poupatempo Ribeirão Preto (Avenida Presidente Kennedy, 1500 - Novo Shopping)

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 15h

http://www.poupatempo.sp.gov.br

Fonte: Portal Governo do Estado de SP
 
 
 Transerp testa biometria facial nos ônibus urbanos em Ribeirão Preto
 A tecnologia necessária para a implantação da biometria facial nos ônibus urbanos de Ribeirão Preto foi apresentada nesta segunda-feira (25). Essa tecnologia está em fase de teste pela Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, e Consórcio Pró-Urbano.

Os testes acontecem desde o dia 1º de agosto em ônibus equipados com câmeras fotográficas de alta definição. Ao passar o cartão pela catraca, o sistema faz seis fotos que serão comparadas à fotografia que já consta no banco de dados. Com isso, 26 pontos do rosto são analisados.

Inicialmente os testes estão sendo realizados com usuários do transporte que utilizam o cartão Idoso, na linha Marincek. Quatro ônibus estão equipados com o sistema de biometria facial na linha.

De acordo com o diretor de transporte da Transerp, José Mauro de Araújo, a biometria está inserida no novo sistema do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto. “Os testes com biometria digital foram iniciados em maio e agora estamos testando a biometria facial. Até o dia 31 deste mês decidiremos qual será a biometria que implantaremos no transporte coletivo de Ribeirão Preto”.

A partir de setembro o prazo para implantação do sistema de biometria escolhido será de 12 meses.

Fonte: Ribeirão Preto Online

 
 
 
Categorias
0
Cemitérios
Cidades
Ciência
Cultura e Lazer
Dicas
Economia
Educação
Esporte
Gastronomia
Iphone
Meio Ambiente
Moda
Mundo
Natureza
Notícias
Parques
Planeta Bizarro
Política
Prefeituras
Saúde
Tecnologia
windows 10
posts bloguei Posts
Setembro de 2010 5  postagens    
Fevereiro de 2011 5  postagens    
Março de 2011 26  postagens    
Maio de 2011 19  postagens    
Julho de 2011 11  postagens    
Agosto de 2011 11  postagens    
Janeiro de 2012 19  postagens    
Julho de 2012 8  postagens    
Outubro de 2012 1  postagens    
Novembro de 2012 8  postagens    
Maio de 2013 4  postagens    
Junho de 2013 16  postagens    
Outubro de 2013 1  postagens    
Novembro de 2013 1  postagens    
Dezembro de 2013 1  postagens    
Janeiro de 2014 4  postagens    
Junho de 2014 9  postagens    
Agosto de 2014 1  postagens    
Setembro de 2014 1  postagens    
Novembro de 2014 1  postagens    
Dezembro de 2014 5  postagens    
Janeiro de 2015 7  postagens    
Fevereiro de 2015 36  postagens    
Março de 2015 19  postagens    
Abril de 2015 17  postagens    
Maio de 2015 29  postagens    
Junho de 2015 16  postagens    
Julho de 2015 44  postagens    
Agosto de 2015 73  postagens    
Setembro de 2015 214  postagens    
Outubro de 2015 238  postagens    
Novembro de 2015 198  postagens    
Dezembro de 2015 125  postagens    
Janeiro de 2016 70  postagens    
Fevereiro de 2016 125  postagens    
Março de 2016 126  postagens    
Abril de 2016 28  postagens    
Junho de 2016 1  postagens    
Todos os Posts
 
Untitled Document