Olá eu me chamo Maico

Para conhecer meu currículo (aos Tech Recruiters) clique aqui

Sou um cara que sempre fico antenado nas novidades tecnológicas, meu primeiro contato com programação começou com 10 anos quando vi uma versão MS-DOS do SMW (Super Mario World) rodando em um Intel 386 (velho, não?). Já cheguei a montar uma calculadora em Basic e uma pequena agenda de contatos usando Visaual Basic Application com o BD Microsoft Acess, isso em meados dos anos 90.

Durante um "gap" de 10 anos eu estudei um pouco de tudo: fiz 6 anos de música, fiz dois cursos de técnico em informática, já cheguei a ministrar aulas de música e de info (auxiliando os professores a tirar dúvidas dos alunos enquanto a matéria é ministrada).

Em 2010 decidi que iria fazer uma graduação, mas estava financeiramente apertado, precisava de uma bolsa de estudos, foi onde retomei os estudos e passei no ENEM com uma avaliação satisfatória para ganhar bolsa integral. O curso que me inscrevi seria para Logística, porém decidi fazer bacharel em Sistemas de Informação. A jornada foi longa, foi cinco anos de curso, ganhei uma boa visão holística sobre vários segmantos que envolve o mundo da tecnologia, mas não me sentia preparado para encarar algum projeto do mundo real. Nesse período da faculdade fiz bastante coisa: aos finais de semana eu estudava Inglês, Espanhol, Matemática Aplicada, já que no curso de SI não tinha cálculo específico para Ciência da Computação (até tive Burnout de tanto estudar). Concluí o curso em 2015.

Depois de cocluído, descansei por um tempo (na verdade foi tempo até demais, 4 anos) até que depois de uma série de eventos na minha vida pessoal e profissional decidi retomar os estudos, só que desta vez com um objetivo: ser um programador de fato. Já sabia que pra começar do total zero a jornada seria longa, mas agora estou focado e decido para tal. Tanto que abri mão dos meus hobbies para focar em um conjunto de ferramentas / linguagem para obter um resultado.

Como na faculdade estudei muito sobre Java e suas ferramentas, resolvi começar por ela. Retomei os estudos com programação do Jakarta EE (antigo Java EE) com o curso on-line da Softblue. Aprendi bastante na prática o conceito de Orientação a Objetos, mas a curva de prendizado é muito longa, e não conseguia um resultado rápido (agora tem o SpringBot que depois vou explorar um pouco). Então resolvi mudar o foco da linguagem e das ferramentas.

Foi buscando na internet que conheci o canal do Felipe Deschamps, fiquei pesquisando um pouco pra achar um rumo e foi onde conheci a Rocketseat e resolvi conhecer o curso deles, a partir daí que comecei a minha jornada de fato.

Foi a partir daí que conheci a versatilidade e o poder da nova versão do JavaScript e de todo seu ecossistema de ferramentas (frameworks), já que eu conhecia aquela versão mais "básica" da linguagem (que hoje é conhecido como Vanilla JavaScript). As novas ferramentas que envolvem o JavaScript evoluíram de tal forma que eu tive que aprender praticamente do zero todos os conceitos. A jornada estava apenas começando...

Foi a partir desse momento que tive o primeiro contato com o NodeJS. Foi através dele que consegui aplicar boa barte do que aprendi na faculdade (trabalhar com banco de dados, manipular dados através de um servidor API)